As avarias mais comuns

Cuidados a ter na reparação de computadores

Antes de começar a desmontar deve-se ter em conta algum dos erros que possam existir:

Certificar que não existem problemas nos cabos.
Deve ser verificada a ligação dos cabos pois podem estar mal feitas, se o computador possui algum erro deve-se desligar todos os cabos que não são necessários (deixando o rato, teclado e monitor ligado), se o problema desaparecer. E ligue os cabos restantes ate detectar o erro.

Certifique-se que não existem problemas de software.
Existe a possibilidade de ocorrer um erro no software, antes de deduzir que o problema será do hardware, é melhor a verificação se o problema não e de alguma aplicação, sistema operativo, ou vírus, se o software arrancar com o software como o knoppix, o erro não é do hardware.

Verifique se o problema esta no sobreaquecimento.
Quase todas as motherboards incluem sensores de calor que medem a que temperatura esta a placa e o processador, e existem também programas que conseguem ver a temperatura e a voltagem.

Antes de agir, pense no que poderá fazer...
É necessário encontrar primeiro a causa do problema para se poder tomar decisões depois, por norma, técnicos inexperientes agem sem pensar no problema. Pode acontecer, que o problema esteja em que o monitor não esteja ligado, e por isso leve a um técnico inexperiente a remover, e substituir algo que esteja numa condição estável.

Faça cópias de segurança dos discos.
Sempre que vá fazer as actualizações e reparações é bom aconselhável que faça uma cópia dos dados existentes. Pois com a possibilidade da alteração de componentes, existe sempre o risco, por muito pequeno que seja de perder dados importantes.

Remova os cabos sempre que necessário.
Para se mover um computador, é necessário remover todos os cabos, por muito obvio que pareça, ao mínimo erro se não se desligar os cabos, pode ser danificado qualquer tipo de componentes, por esforçar os cabos.

Coloque o monitor em um lugar seguro.

É necessário colocar os monitores em lugares seguros, pois podem cair, o que leva a danos, que pode mesmo estragar o monitor.



A primeira reparação.
Temos que tem em consideração, que coisas que ate possam parecer banais também poder ter erros, é preciso que se mantenha a calma, e fazer todos os passos com calma.

Problemas com os cabos:
Cabos desligados, mal ligados, ou defeituosos, podem causar mais problemas que o resto do hardware.

Erros de configuração:
Há alguns anos atrás, asas motherboards precisavam de configurações manuais, bastava uma sequência de pinos mal ligados para graves erros. Hoje já quase tudo feito automaticamente, mas ainda existem opções que é necessário aceder a BIOS.

Componentes incompatíveis:
De uma forma geral, não existe a necessidade da preocupação com a compatibilidade dos componentes. Mas é necessário verificar sempre.

0 comentários:

Enviar um comentário