Problemas com a memória

Memória RAM


Os computadores usam a memória RAM (Random Access Memory) para armazenar os programas activos, que estão a executar no momento. Os dados podem ser lidos e escritos na memória RAM de um modo muito mais rápido do que do disco rígido. Em contrapartida, a memória RAM também é muito mais cara.

A configuração incorrecta dos parâmetros relacionados com a memória RAM na BIOS pode impedir a máquina de funcionar. As motherboards diferem muito em relação às configurações de memória que suportam, pode parecer razoável admitir que se uma motherboard tem uma ranhura de memória livre se pode instalar qualquer memória, simplesmente encaixando-a nesse lugar, mas não é assim. Existem muitos factores a ter em consideração, incluindo a velocidade, densidade e organização dos módulos de memória.

O primeiro passo no diagnóstico de problemas de memória consiste em executar testes de software, como por exemplo o Memtest86 (http://www.memtest86.com). O Memtest86 possui versões para DOS, Windows e Linux, existindo também uma versão de arranque que pode ser executada a partir de um CD. Assim que tiver este programa a funcionar, faça vários testes e verifique os relatórios gerados.

Durante o POST (Power-On Self Test) é efectuado um teste à memória. Apesar de os resultados deste teste não serem tão exaustivos como os resultados de software de diagnóstico, são bastante úteis para nos mostrar se a memória têm um problema grave.
Reparação de erros na memória.

Deve remover e reinstalar os módulos de memória se estas não funcionam. Quando executar este passo é aconselhável que limpe os contactos das memórias com algo macio e que não danifique o material (o mais aconselhado é usar um cotonete). Se este passo não funcionar, o mais provável é existirem memórias defeituosas.

Possiveis problemas ao adicionar memória RAM

Se enfrentar problemas quando está a adicionar memória, tenha em atenção o seguinte:

  • Se um DIMM não encaixa, existe um bom motive para isso. As memórias existem em vários formatos e pode estar a tentar encaixar memórias incompatíveis com a motherboard.


  • Se o computador não reconhece as memórias, entre na BIOS, grave e saia. Este passo pode resolver o problema.



Discos Rígidos

A dinâmica de funcionamento do disco rígido é bastante complexa, embora ele efectue apenas dois comandos, leitura e gravação. Quando o utilizador digita um comando de gravação, este envia o arquivo a ser gravado na forma de impulsos electrónicos por um circuito lógico que movimenta a agulha sobre uma ou varias laminas revestidas por uma película magnetizável e então o arquivo é magneticamente gravado.

Recuperação de dados

Dados perdidos são sem dúvida um dos problemas mais temidos por parte dos utilizadores de computadores. A primeira tentativa de recuperação de dados deve ser feita através de software específico para essa tarefa. É aconselhável fazer uma pesquisa sobre quais os programas que existem no mercado. Um programa Opensource de recuperação de dados em discos é o TestDisk (http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk).
Os softwares de recuperação de dados possuem, na sua maioria, uma técnica própria de recuperação, o que os torna únicos na forma de exercer sua função, podendo um determinado aplicativo atingir melhor desempenho onde outro falhou.

Sectores defeituosos

No caso dos sectores defeituosos (bad clusters), não existem soluções e a melhor saída é isolar a área danificada. Podem-se isolar estes sectores danificados através de uma formatação de baixo nível e através da execução de um scandisk.
Sector zero/Master Boot Record
A perda do master boot record é um problema frequente. Neste caso o disco funciona perfeitamente mas perde a capacidade de realizar o ‘boot’.
Em alguns casos de discos danificados a manutenção parece ser realmente impossível.

0 comentários:

Enviar um comentário