Código de beeps

O que são codigos Beeps: são beeps que nós ouvimos através do altifalante do PC. É a maneira de o computador indicar se existe alguma coisa que esta menos bem no computador, isso quando nao existe sinal de vídeo.
Existem varios tipo de codigos beeps, sendo que, cada fabricante da motherboard (placa-mãe) pode indicar um tipo de beeps expecificos para a mesma...
Aqui vou apresentar de dois tipos de motherboards:


AMI

Nada - É suposto ouvirmos algo; se não ouvirmos nada, isso quer dizer que algo está errado e, neste caso, as hipóteses são: altifalante, CPU, fonte de alimentação ou placa principal.
1 - Um beep é bom sinal, está tudo bem desde que tenhamos imagem no monitor; caso contrário, verificar o cabo de alimentação do monitor e o cabo de sinal de vídeo. No caso de estar tudo bem por aí e continuarmos na mesma, verificar se a memória está bem colocada. Em caso afirmativo, podemos ter algum problema na placa principal ou placa gráfica, o que exigirá substituição.
2 - O computador está com problemas nas memórias. Primeiro, verificar o vídeo, no caso de estar bom, aparecerá uma mensagem de erro no ecrã; caso não apareça nada, devemos ter um erro de paridade nos primeiros 64 KB de memória. Verificar as memórias e fazer reboot. Caso o erro se mantenha, trocar a ordem das memórias do primeiro para o segundo banco de memória. No primeiro banco é onde o computador encontra os primeiros 64 KB de memória. Se todos os testes de memória derem correctos, então, teremos de substituir a placa principal.
3 - O mesmo que 2 beeps, ver diagnóstico acima.
4 - O mesmo que 2 beeps. O problema pode também ser “Bad Timer”, isto é, erro, no timer do sistema.
5 - Erro na placa principal, provavelmente necessita de ser substituída. Podemos também ter problemas no processador.
6 - O controlador de teclado da placa principal não está a funcionar. Primeiro, podemos tentar substituir o teclado e, se isso não ajudar, teremos de substituir o circuito integrado controlador do teclado. Está colocado em socket e, nesse caso, podemos tentar arranjar um igual doutra laca avariada e substituí-lo.
7 - Avaria no processador, o mais certo é termos de o substituir.
8 - A placa de vídeo não está a funcionar. Verificar se está bem encaixada na slot da placa principal; no caso de continuar na mesma, teremos de a substituir.
9 - Avaria na BIOS. Substituí-lo, se possível, caso contrário, substituir a placa principal.
10 - Temos problemas no CMOS. Temos de substituir a placa principal.
11 - Temos problemas na cache e o computador desactivou-a; podemos tentar activá-la premindo “CTRL ALT SHIFT +”, mas o mais provável é termos de substituir a memória cache.


PHOENIX


1
- Power On Self Test completado com sucesso, não havendo qualquer problema.
1-1-3 - O computador não consegue ler a informação armazenada na CMOS – substituir a placa principal.
1-1-4 - A BIOS necessita de ser substituída, caso não seja possível substituir a placa principal.
1-2-1 - Avaria no Timer do sistema – substituir a placa principal.
1-2-2 - Avaria na placa principal – substituir (falha de inicialização dos DMA – Direct Memory Access).
1-2-3 - Avaria na placa principal – substituir (falha de leitura/ escrita nos DMA).
1-3-1 - Avaria na placa principal – substituir (erro de refrescamento da RAM).
1-3-3 - O computador está com problemas nas memórias. Primeiro, verificar o vídeo; no caso de estar bom, aparecerá uma mensagem de erro no ecrã; caso não apareça nada, devemos ter um erro de paridade nos primeiros 64 KB de memória. Verificar as memórias e fazer reboot. Caso o erro se mantenha, trocar a ordem das memórias do primeiro para o segundo banco de memória. Se todos os testes de memória derem resultados correctos, então teremos de substituir a placa principal.
1-3-4 - Erro de leitura/ escrita nos primeiros 64 KB de RAM – ver diagnóstico acima.
1-4-1 - Erro de endereçamento dos primeiros 64 KB de RAM – ver diagnóstico acima.
1-4-2 - Erro de paridade nos primeiros 64 KB de RAM – ver diagnóstico acima.
2-_-_ - Qualquer combinação de beeps que comece com 2 quer dizer que temos chips de memória avariados, pelo que terão de ser substituídos; como não sabemos qual deles está avariado, devemos tentar substituí-los todos até descobrirmos qual é.
3-1-1 - Erro no registo do slave DMA - substituir placa principal.
3-1-2 - Erro no registo do master DMA - substituir placa principal.
3-1-3 - Erro de interrupts (subrotinas no SO) – substituir placa principal.
3-1-4 - Erro de interrupts – substituir placa principal.
3-2-4 - O controlador de teclado da placa principal não está a funcionar. Primeiro, podemos tentar substituir o teclado; se isso não ajudar, teremos de substituir o circuito integrado controlador do teclado. Por vezes ele está colocado em socket; nesse caso, podemos tentar arranjar um igual de outra placa avariada e substituí-lo; caso esteja soldado, o melhor é substituir a placa principal.
3-3-4 - Erro na inicialização do vídeo – trocar a placa de vídeo.
3-4-_ - Erro na placa de vídeo – substituí-la.
4-2-1 - Avaria de chip da placa principal – substituir placa principal.
4-2-2 - Primeiro, verificar se o teclado tem problemas; caso esteja bom, substituir a placa principal.
4-2-3 - Falha na gate A20 – ver 4-2-2.
4-2-4 - Interrupt inesperado em modo protegido, uma das suas placas está avariada. Experimentar ir tirando placas até descobrir qual é; em último caso, pode ser necessário substituir a placa principal.
4-3-1 - Erro de endereçamento da RAM – substituir placa principal.
4-3-2 - Ver 4-3-1.
4-3-3 - Ver 4-3-1.
4-3-4 - Erro do Real Time Clock, correr programa de setup da BIOS e verificar relógio. Caso esteja a trabalhar convenientemente, substituir a bateria do CMOS; se mesmo assim não resultar, substituir a placa principal, mas é raro chegarmos a esse ponto.
4-4-1 - As portas série estão com problemas. Caso estejam na placa principal, desactivá-las no setup e colocar uma placa de I/O; outra hipótese é substituir a placa principal.
4-4-2 - Ver 4-4-1.
4-4-3 - Avaria no coprocessador aritmético. Se possível, verificar com um programa de testes. Caso se confirme, havendo hipótese, desactivá-lo; não sendo possível teremos de substituí-lo, o que, nos processadores actuais, representa substituir o processador.

0 comentários:

Enviar um comentário